terça-feira, 5 de julho de 2011

Chuva de água benta

A princípio Assisi não estava no nosso roteiro de viagem. Não porque não quiséssemos visitar esta cidade sagrada, mas puramente por falta de tempo, e também porque pensávamos que ela estava muito fora da rota que iríamos seguir. Mas no final tudo acabou se ajeitando, e considerando que a Itália não é tão grande assim, foram apenas 2 horas de ônibus de Assisi a Siena, nossa próxima parada.

Decidimos visitar Assisi um dia antes da viagem. Fizemos a reserva de última hora no Bed & Breakfast do Lanfranco e da Marcella (www.bbassisi.it), que acabou sendo uma ótima escolha! Primeiro porque a casa era uma graça, infra legal, limpinha e com as toalhas cheirando confort. E segundo porque, depois de quase 2 semanas de viagem, foi o máximo receber os cuidados que eles nos deram, como preparar o café da manhã, indicar os pontos turísticos, nos esperar chegar à noite “em casa”, e principalmente, mas PRINCIPALMENTE, nos buscar e levar até a estação de trem! Definitivamente, estávamos com saudade dos nossos pais e acabamos sendo adotadas por este casal super simpático e carinhoso! Pra quem gosta de privacidade, talvez não seja a melhor pedida, mas caso você queira conforto, qualidade e cuidado por €30 eu recomendo este lugar.

Saímos de Faenza pela manhã de trem, e após algumas horas e uma baldeação chegamos a Assisi por volta das 13 horas. Compramos uma massa pronta no supermercado na frente do B&B e comemos por lá mesmo. E, de barriga cheia, era hora de conhecer a cidade!

O B&B fica perto da Basilica di Santa Maria degli Angeli, por isso começamos nosso passeio turístico por aí. Ela foi construída em volta da igrejinha inicial, a Porzincuola, uma capelinha que era frequentada por San Francesco desde o início da sua ordenação. Após uma volta olímpica pela igreja, fomos de ônibus para o centro, e iniciamos nossa caminhada por esta cidade antiga, com ruazinhas estreitas, casas de pedras, e berço desses dois ilustríssimos santos, o San Francesco e a Santa Chiara di Assisi. Dá pra sentir a presença de Deus em todos os passos que damos, e no meio do caminho fomos surpreendidas por uma chuva que mais parecia feita de água benta! Uma bênção !!!

A cada igreja onde eu entrava, agradecia por ter tido a chance de incluir Assisi nesta viagem, e após cruzar a cidade, finalmente chegamos na Basilica di San Francesco, uma das igrejas mais lindas que já vi. Ela foi construída em formato de T, e muitos anos depois, foi construída uma nova basílica no andar de cima, seguindo o mesmo formato e tão linda quanto a primeira. Os estilos são distintos, mas igualmente maravilhosos. As paredes são todas pintadas, do chão até o teto (sempre imagino como deve ser difícil pintar o teto, dá até dor no pescoço só de pensar!) e os tons de azul predominam no interior da basílica. A riqueza de detalhes é impressionante, tanto pela arte quanto pela religiosidade.

No final do dia, fomos jantar num restaurante, onde comemos pasta trufada e tomamos um vinho Montefalco, típico da região, que nos embebedou com seu percentual alcoólico de 17%. Esta foi uma das melhores massas que comemos durante a viagem, e a trufa vale a pena tanto pelo sabor quanto pela tradição. Descobrimos que essa delícia trata-se de uma raiz, tipo uma beterraba negra, que realmente parece uma trufa de chocolate e possui um sabor característico.

No dia seguinte, acordamos e pegamos nosso ônibus com destino a Siena, de alma lavada e felizes por nossa viagem estar dando tão certo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário