sexta-feira, 15 de julho de 2011

As estonteantes paisagens suíças

As paisagens são o ponto forte da Suíça. Em Luzern, você poderá subir nas montanhas de Rigi, Pilatus ou Titlis, cada uma com uma característica mais interessante que a outra. Mas, como sempre, subir nas montanhas também custa caro, portanto só se o tempo estiver bem claro, para poder apreciar a vista lá de cima.

Escolhemos o Mount Rigi (www.rigi.ch), que estava incluído no Swiss Pass. Para chegar, foi preciso um mapa e um manual: um barco de Luzern para Vitznau e um trem até o Rigi Kulm, o ponto mais alto da montanha a 1800m de altura, de onde se tem a vista mais bonita do lado de Luzern e das cidadezinhas da região. Na volta, seguimos a sugestão da recepcionista coreana do hostel e viemos por outro caminho, parando na estação de trem de Rigi Kaltbad, e de lá descendo a montanha de teleférico panorâmico até Weggis, que dá um medo tremendo de altura. Apesar de toda essa jornada anotada nos mínimos detalhes, o mais difícil era associar o nome da estação que estava sendo anunciada em alemão pelo motorista com o que estava escrito no papel!

O Mount Pilatus (www.pilatus.ch) talvez seja a montanha mais característica da região, que pode ser vista de qualquer lugar que você esteja devido aos seus 2 mil metros de altura. Para chegar até o topo, você também deverá pegar um barco, um teleférico e o trem mais íngrime do mundo, com uma inclinação de 48o.

A outra opção em Luzern é o Mount Titlis (www.titlis.ch), uma montanha de 3 mil metros de altura coberta de neve até mesmo no verão e com várias opções de prática de esportes. Para chegar lá, você irá embarcar no Titlis Rotair, um bondinho giratório com uma vista panorâmica de 360 o. Além de tudo isso, você poderá conhecer também o Titlis Glacier Park, uma espetacular gruta de gelo nos Alpes suíços.

Saindo de Interlaken, você também poderá visitar várias montanhas da região, fazer caminhadas ou conhecer as charmosas vilas suíças. A montanha mais alta da Europa é o Jungfrau (www.jungfrau.ch), que está a 3.454 metros acima do nível do mar e com neve garantida durante todo o ano. Aliás, mesmo no verão, leve um casaco de inverno, pois você se sentirá em um congelador. Apesar de toda a expectativa para visitar o Jungfrau, acabamos não subindo, pois o dia estava nublado e desta forma não compensaria pagar os CHF170 (aproximadamente R$ 350) para conhecer este ponto turístico.

Por causa do mau tempo e dos altos custos, acabamos optando pela visita a Trummelbach Falls, que também não deixa a desejar. A cachoeira é formada do degelo das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau, e desce os Alpes pelo meio da montanha. Para conhecê-la, você deverá subir por um trem-elevador dentro da montanha e depois visitar todos os pontos que possibilitam uma vista única de cada cachoeira. Saindo de lá, conheça também a pequena vila de Gimmelwald, acessível através de um teleférico praticamente vertical até o topo da parede rochosa.

De Gimmelwald parte também o teleférico para o não menos famoso Mount Schilthorn (www.schilthorn.ch), eternizado pelo filme de James Bond e de onde você poderá admirar uma espetacular vista a quase 3 mil metros de altura no restaurante giratório Piz Gloria. Na volta, tome um trem até Grütschalp e de lá desça de teleférico até Lauterbrunnen, onde você poderá embarcar em um trem até Interlaken.

Enfim, na Suíça há muitas paisagens de tirar o fôlego. Lagos, montanhas e cachoeiras são rodeadas pelo verde das montanhas. Os Lagos Lugano e Lucerna são enormes e sempre presentes na paisagem. Entretanto, se você for à Suíça no inverno, a paisagem será bem diferente do verão, e a cobertura de grama verdinha das montanhas será substituída pelo branco da neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário