sexta-feira, 8 de julho de 2011

Un giro in bicicletta fino a San Gimignano

O passeio até San Gimignano reuniu 2 prazeres em uma viagem só: conhecer "questa città molto carina" e também poder pedalar por uma das regiões mais lindas da Itália: a estrada do Chianti Clássico, aquele vinho deliciosíssimo, caríssimo e famosíssimo. Então você já pode imaginar que encontramos nada mais, nada menos, que paisagens verdes, oliveiras e vinhedos pelo caminho.

Reservei o passeio Downhill to San Gimignano pela Internet, no site www.ibiketuscany.com, mas quando chegamos lá havia muitos passeios de bicicleta anunciados nos hotéis, bem mais baratos do que o que pagamos, um valor salgadinho de €130 por pessoa. O roteiro iniciava em uma van no centro de Firenze, de onde partimos até Castellina, uma cidadezinha minúscula como todas da Toscana, por onde iniciamos nossa pedalada. Quer dizer, pedalada seria um elogio, já que de lá até Poggibonsi foram 16 km de descida, um pouco frustrante para quem queria se exercitar e queimar no mínimo a pasta do jantar anterior. Pelo menos assim pudemos parar a todo momento para tirar milhares de fotos...

Poggibonsi, nossa parada final sobre a bicicleta, mais parecia Cubatão, com suas indústrias cheias de chaminés estragando a paisagem verde que havíamos visto durante toda a manhã. Então, nesse ponto, as bikes foram para o porta-malas e nós fomos para dentro da van!


De lá até San Gimignano foi super rapidinho. Esta é uma das cidades mais visitadas da Toscana, e dá pra entender por que. Praças, fontes e lindas construções embelezam a cidade, e dá vontade de tomar um sorvete em cada esquina pra espantar o calor. Milhares de turistas, incluindo muitos brasileiros, se misturam com a paisagem histórica.

Pena que a estada em San Gimignano foi curta, mal deu tempo de almoçar e dar uma volta pela cidade. O almoço foi maravilhoso, regado a vinho e com direito a vista para os vinhedos da região.

No final, depois do curto tempo de pedalada e de caminhada pela cidade, ainda estávamos com um gostinho de quero mais, e pedimos à nossa motorista Elizabeth que nos levasse a um campo de girassóis que o garçom do restaurante nos indicou. Ainda bem que ela topou, assim pudemos apreciar de perto essa maravilha da natureza, que fez valer cada centavo de Euro que pagamos pelo nosso passeio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário