sábado, 9 de julho de 2011

Cinque sono le terre... que mi portano a te

É impossível escolher qual das cinco vilas é a mais charmosa. Cada uma delas tem o seu carisma, a sua característica. A Via dell'amore em Riomaggiore; as casinhas coloridas de Manarola; a paisagem dos vinhedos de Corniglia; a vista maravilhosa chegando a Vernazza pela trilha; e por fim, um banho de mar em Monterosso.

De Riomaggiore até Manarola o caminho é fácil, asfaltado, sem subidas e dura apenas 15 minutos. Você irá caminhar pela Via dell'amore, uma rua onde os casais aproveitam para trancar o seu amor com um cadeado e jogar a chave fora... no mar... pra ninguém conseguir roubar!

A melhor forma de conhecer as cinco vilas em um dia é começando de sul a norte, ou de leste a oeste como eles dizem por lá. Riomaggiore, a primeira cidade ao sul, é bastante acessível de trem ou de carro saindo de Lucca, que vale a pena aproveitar pra conhecer se você estiver por ali.

Mas não vá se acostumando porque dali pra frente as trilhas vão ficando cada vez mais difíceis. De Manarola a Corniglia o percurso dura meia hora, mas como estava interditado tivemos que ir de trem. De Corniglia a Vernazza 1,5h e de Vernazza a Monterosso 2h de caminhada, com subidas e descidas bem íngremes, portanto vá preparado. Além da trilha, você terá também que escalar 382 degraus para chegar em Corniglia!

Mas mesmo que você esteja inspirado para fazer exercícios, preste atenção para chegar na primeira cidade bem cedo, senão você não terá tempo de ir até a última até o final do dia, considerando que você irá querer conhecer um pouquinho de cada cidade. Uma opção é levar um lanche para o almoço e economizar o tempo do restaurante, que pode ser desfrutado em Monterosso à beira mar como recompensa por todo o esforço que você fez até ali.


Para não cair nesta armadilha, acabamos fazendo também o último trecho de trem, economizando algumas horas e muitas calorias. O calor estava muito forte, portanto não deixem de levar boné, protetor solar, água e repelente. Depois da trilha tomamos um delicioso sorvete (como sempre) para refrescar.





E ao chegar em Monterosso, a última das cinco vilas, tomamos um delicioso banho de mar, que só seria melhor se a praia fosse de areia e não de pedras como é típico do Mediterrâneo. Eu e outras turistas que estavam por ali parecíamos umas patas tentando sair da água pisando naquelas malditas pedras. Tentei até usar minhas Havaianas, mas elas foram levadas pela primeira onda e felizmente, ficaram me esperando lá em cima, juntinhas. Apesar de toda a falta de jeito, a água morna valeu a pena, e só não ficamos mais porque estava no horário do nosso trem de volta a Firenze!

Nenhum comentário:

Postar um comentário