sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Keep Calm and Love Pipa

Pra conhecer Pipa tem que ficar em Pipa. Já tinha passado por lá fazendo um day tour desde Natal, mas não tinha ideia de como era a cidade. E se você ainda não descobriu Pipa, não perca tempo, pois os argentinos já descobriram. Em toda loja, praia ou restaurante você encontrará pelo menos um hermano, que também já deixou seu país de origem para viver nesse paraíso.

Pipa é bem diferente de Gostoso, mas é impossível escolher qual é melhor. Aqui, há mais agito, baladas, inúmeras lojas de roupas e acessórios, restaurantes espetaculares e turistas de diversas nacionalidades. A natureza também é bem diversificada, e passamos por dunas, falésias, rios, mangues, e claro, parques eólicos e kitesurfs por toda a parte.

Portanto, aproveite o clima do nordeste e passe uns dias por lá. Keep Calm and Love Pipa. Você não vai se arrepender...

Day 6Depois de muito perrengue, enfim chegamos na praia de Pipa!

No nosso primeiro dia em Pipa tivemos que voltar até Natal para sacar dinheiro, pois o caixa eletrônico 24 horas foi desativado e hoje só existe um caixa do Banco do Brasil na cidade. Mas aproveitamos para ir durante a manhã, quando ainda chovia, e depois desse castigo fomos presenteadas com 4 lindos dias de sol até o final da nossa viagem.

Praia do Amor

À tarde fomos para a Praia do Amor, a mais famosa de lá, com suas escadarias para descer as falésias até a praia (e ficar sem fôlego para subir!) e a grande quantidade de pedras na praia. A maior delas foi a que deu origem ao nome de Pipa, pois quando os portugueses a avistaram do navio, pensaram que se tratava de um barril devido ao formato da pedra. Deviam estar com muita vontade de beber vinho mesmo para achar que tinha um barril dando sopa em plena praia!

Pedra que deu origem ao nome de Pipa

Day 7Hoje a praia escolhida é a do Madeiro, linda e deliciosa

No segundo dia fomos para a segunda praia mais badalada de Pipa, a Praia do Madeiro. Com ondas bem mais tranquilas que a Praia do Amor, é a praia mais gostosa, também com falésias, pedras e coqueiros presentes em toda a região, o que deixa qualquer praia linda de morrer. Nesse caso, a cerejinha do bolo é a presença constante dos golfinhos a poucos metros da praia, um espetáculo da natureza. Muitos turistas vão de barco ou caiaque até pouco depois da rebentação das ondas para ver mais de perto essas fofuras.

Vista da Praia da Cacimbinha

Na volta paramos no Mirante da Praia da Cacimbinha, cujas falésias são tão altas que só é possível chegar na praia de barco ou caminhando desde a Praia do Madeiro. E pra terminar o dia sem perder o costume, fomos ver o pôr-do-sol no restaurante Cavalo de Fogo em Tibau do Sul, com comida boa, ambiente super agradável e aconchegante e uma vista maravilhosa.

Day 8Minha vista durante o dia foi assim...

Nesse dia fizemos outro passeio de buggy, dessa vez para o litoral sul do estado, chegando até a divisa com o estado da Paraíba. As principais paradas foram o Chapadão, enormes falésias com vista para a Praia de Pipa e Praia do Moleque; Sibaúma; Barra do Cunhaú, onde atravessamos de balsa pelo lindo e verdíssimo Rio Curimataú; Baía Formosa, que de tão formosa já foi cenário de novela; Lagoa da Coca-Cola, com esse nome porque parece que você está tomando banho de coca-cola mesmo; e Sagi.

Lagoa da Coca-cola

O cenário é estonteante e diversificado durante todo o percurso, com rios, dunas, falésias, mangues, coqueiros, plantações de cana-de-açúcar e fazendas de camarão... um exemplo da natureza potiguar. Na parada para o almoço em Sagi, comemos lagosta no abacaxi em um delicioso restaurante à beira-mar com direito a degustação de cachaças para abrir o apetite.

Day 9Chegamos de quadriciclo até a Lagoa de Arituba!

Depois do passeio de buggy, faltava explorar somente a região de Tibau do Sul, e pra variar um pouco preferimos ir de quadriciclo. O passeio sai de Pipa e vai até Tibau do Sul, onde pegamos uma balsa para o outro lado da península e fomos pela praia até a Lagoa de Arituba. A lagoa em si é bonita, mas não é nada demais, muito turística pro meu gosto. Mas o passeio pelas praias é maravilhoso, com um trecho de pura emoção dirigindo o quadriciclo pelas dunas! Como disseram os cariocas que nos acompanharam no passeio, foi maneiríssimo!!! À tarde, voltamos para a Praia do Amor e fomos ver o último pôr-do-sol no Mirante de Pipa, uma pousada no alto das falésias com vista para todas as praias e, claro, com muitas escadas para escalar. Mas mais uma vez, valeu a pena todo o esforço.

Day 10Uma piscininha pra me despedir de Pipa, snif.

Chegou a hora de ir embora... e no nosso último dia, fizemos uma caminhada pelas praias, passando pela do Praia do Centro e Baía dos Golfinhos até chegar no Madeiro. Parada na Baia dos Golfinhos para apreciar novamente aquelas fofuras nadando do nosso lado, sem medo dos humanos. Quem disse que precisamos ir até o Caribe e gastar mais de 200 dólares para nadar com os golfinhos por 15 minutos, que foram maltratados durante o adestramento? Em Pipa você nada com esses bichinhos no seu habitat natural...

E para nos despedir de Pipa, algumas horinhas mais na Praia do Madeiro e um mergulho na piscina do Solar de Pipa para tirar a água salgada! Na volta até o aeroporto, quase 2 horas até chegar em São Gonçalo do Amarante, que como todos os habitantes de Pipa disseram, ficou mais longe...

Restaurantes, Pousadas e Sites de Interesse em Pipa:

• Solar de Pipa: Condomínio com apartamentos de 50 ou 80m (duplex), piscina deliciosa e perto do centro. solardepipa.com.br
  • Preciosa Gelateria: O melhor sorvete da cidade, cada dia 16 sabores diferentes só pra você querer ir todo dia! preciosagelateria.com.br
  • Tapas: Restaurante espanhol imperdível que abre só de terça a sábado, portanto planeje-se para não perder. pipa.com.br/tapas
  • Água na Boca: No nosso primeiro dia, comemos nesse restaurante, com direito a MPB ao vivo. Comida boa e ambiente agradável. pipa.com.br/aguanaboca