domingo, 14 de junho de 2015

Passeios imperdíveis em São Paulo

Passeios imperdíveis em São Paulo

Por todas as viagens que já fiz, tenho muitos amigos estrangeiros que sempre que vêm ao Brasil eu faço questão de levar pra passear em São Paulo. Cada vez que isso acontece, novamente fico pensando em onde levá-los, considerando a época do ano, o que o turista gosta de fazer e o que está acontecendo na cidade.

Por isso, resolvi listar o que eu mais curto em São Paulo, para que sirva para todos que moram aqui e querem conhecer um pouquinho mais da cidade e também para que eu não fique pensando a cada vez no que fazer com meus amigos gringos.




Principais Museus

Claro que comparar os museus brasileiros com os europeus não faz sentido, mas ultimamente São Paulo têm sido palco de excelentes exposições, como a dos 3 pintores espanhóis esse ano (Dalí, Picasso e Miró). Geralmente essas exposições costumam acontecer no Instituto Tomie Othake (www.institutotomieohtake.org.br), em Pinheiros, o Centro Cultural Banco do Brasil (culturabancodobrasil.com.br), no Centro, ou ainda no Museu da Imagem e do Som (mis-sp.org.br), que também apresenta exposições mais extravagantes, como a do David Bowie, em 2014 e a de Fotografia e Propaganda em 2015.

Mas para mim, os museus imperdíveis de São Paulo, daqueles que não existem igual em outro lugar, são o Museu do Futebol (museudofutebol.org.br)e o Museu da Língua Portuguesa (museudalinguaportuguesa.org.br). O Museu do Futebol é totalmente interativo, e até quem não gosta de futebol irá se divertir lá. Para os gringos que veem o Brasil como o País do Futebol, é um “must go”. Já o Museu da Língua Portuguesa, com sua surpreendente Praça da Língua (uma espécie de planetário de letras e sons com narração dos principais escritores, atores e cantores brasileiros), não é tão difundido para os estrangeiros, uma vez que só faz sentido visitá-lo se você fala português.

Se estiver na região da Luz, aproveite para conhecer a Estação da Luz, com seu edifício majestoso e a Pinacoteca (pinacoteca.org.br), que além de suas exposições permanentes e temporárias, possui também lindas instalações e um jardim maravilhoso. Bem pertinho dali, também se encontra a famosa Sala São Paulo que tem concertos de orquestras sinfônicas todos os fins de semana, inclusive durante a tarde e a preços acessíveis.

   


Depois de tanta diversidade, os museus tradicionais MASP (masp.art.br), MAM (mam.org.br) e MAC (mac.usp.br) se tornam secundários, apesar de toda sua história e tradicionalidade. O Museu de Arte de São Paulo - MASP, com seu famoso vão livre, pode ser visitado em conjunto com um passeio pela Avenida Paulista, que possui muitos cafés, edifícios simbólicos, feirinhas de artesanato e gente de todos os tipos e formatos. Da mesma forma, é uma delícia caminhar pelo Parque Ibirapuera (parqueibirapuera.org) e aproveitar para conhecer o Museu de Arte Moderna – MAM com sua sempre-presente escultura de aranha gigante além do Museu de Arte Contemporânea – MAC, que ganhou uma nova casa bem em frente ao parque, no imponente prédio projetado por Oscar Niemeyer.

   


Se você tiver mais tempo ainda, conheça o Museu do Ipiranga (mp.usp.br), que na minha opinião, vale mais pelo jardim e pela mansão amarela vista de fora do que pelo museu no interior. Hoje fechado para obras, este museu possui como principal obra a pintura “Independência ou Morte”, com a cena de D. Pedro I proclamando a independência do Brasil em seu cavalo, às margens do Rio Ipiranga.




Explorando o Centro

O Centro de São Paulo, apesar de sujo e em muitos casos mal cuidado, possui edifícios lindos e antigos que devem ser visualizados com calma, para não perder nenhum detalhe. A Catedral da Sé e o Teatro Municipal são os mais famosos, e devem ser visitados por dentro, seja em uma missa ou em uma ópera ou peça de teatro. Mas também é possível visitar por fora, por dentro e por cima, o Edifício Martinelli e a Torre do Banespa. 


Se estiver no Centro, aproveite para almoçar no Mercado Municipal (oportaldomercadao.com.br) e comer o famoso pastel de bacalhau ou o enorme sanduíche de mortadela, com aproximadamente 20 camadas de recheio! Sugiro o restaurante Hocca Bar no mezanino, onde você poderá ter uma vista privilegiada das barracas e vitrais do mercado depois de ficar muito tempo na fila e ganhar uma séria batalha por uma mesa. Vá de metrô e caminhe a pé até o mercado, pois o estacionamento também é um grande desafio. Mesmo assim, é daqueles programas de índio que valem a pena conhecer e além disso você aproveita para conhecer (e provar) diversas frutas exóticas, queijos, pimentas e condimentos em todos os corredores.




Passeios Gastronômicos

São Paulo é muito mais famosa por seus restaurantes do que por qualquer outro motivo. E dentre os principais cardápios que merecem ser degustados estão as comidas italiana, japonesa e a própria comida brasileira, com suas versões churrascaria, comida mineira e de boteco.

O bairro do Bixiga é o principal reduto da comida italiana, e lá você poderá escolher uma das dezenas de cantinas e apreciar uma boa massa. Recomendo a cantina Esperanza, que além de massas, também faz uma pizza deliciosa. Por falar nisso, aproveite para conhecer uma das 6000 pizzarias de São Paulo em diversos bairros da cidade, como na Quintal do Braz, na Vila Mariana, Maremonti, nos Jardins, ou La Gloria, em Moema, que também contam com agradáveis ambientes. Outro restaurante tradicional e mandatório é o Famiglia Mancini. Lá o prato é tão grande e tão apetitoso que você vai se empanturrar de tanto comer. E claro, em todos esses casos o vinho acompanha sempre!

Se você preferir um jantar requintado e com vista privilegiada da cidade, vá ao Terraço Italia, no Centro (o bar é uma ótima opção pra quem quer curtir a vista em um ambiente mais informal e sem gastar tanto) ou ao Skye, que fica no terraço do Hotel Unique, aquele que tem a forma de uma melancia. Se não quiser jantar lá, tome apenas uns drinks no lounge e depois siga para outro destino gastronômico ou de lazer.

Na categoria comida japonesa, o melhor lugar é o bairro da Liberdade, que tem inúmeros restaurantes de todos os níveis, e ainda você pode passear pelas lojinhas japonesas e pela feirinha de artesanato no domingo. Gosto bastante do Sushi Lika, na Rua dos Estudantes, e do Takô, na Rua da Glória. Já na categoria rodízio, recomendo o Aoyama, que tem várias unidades no Itaim, Moema, Higienópolis e Jardins.

Se você prefere comida brasileira, a melhor opção é a comida mineira, farta em qualidade e em quantidade! Um dos mais tradicionais da cidade é o Consulado Mineiro. Depois de tanta comida, vá fazer a digestão dando um passeio na Praça Benedito Calixto e curtindo a ferinha de antiguidades e o público alternativo do local. Para os turistas estrangeiros, é obrigatório levá-los em uma churrascaria para que eles conheçam nosso esquema de rodízio. A mais tradicional do Brasil é a Fogo de Chão, mas prepare-se para abrir a carteira (e o estômago).

No quesito Boteco, confira as indicações do Boteco Bohemia, e todos os restaurantes que ganharam o prêmio do ano. Nesse caso, o que a comida peca de saudável, esbanja de saborosa. Coxinhas, bolinho de feijoada, pastel, torresmo... tudo o que a gente tem direito de vez em quando tem lá. Eu sou suspeita, mas meu preferido é o Veloso (velosobar.com.br) que tem a melhor coxinha de frango com catupiry de São Paulo e compensa o crime.

Depois de toda essa comilança, o jeito é levar o turista pra queimar as calorias em uma caminhada no parque (tem também o Parque do Povo e o Parque Vila Lobos que são uma delícia), no Jardim Botânico (que é lindo e pouca gente conhece), ou ainda curtir um samba em um bar da Vila Madalena (Bar Samba e Ó do Borogodó são meus favoritos!). Se for na época de carnaval tem também os ensaios de escola de samba, super diferentes pra quem vem de fora (o da Rosas de Ouro é o mais famoso entre os mauricinhos e patricinhas). E ainda, se for domingo, é possível alugar uma bicicleta e andar pela Ciclofaixa, que passa por vários pontos turísticos interessantes, como o Centro, a Avenida Paulista e diversos parques, além de ser uma forma divertida e diferente de conhecer a cidade! Espero que você curta!!!




Principais links:
cidadedesaopaulo.com

http://guia.folha.uol.com.br/passeios/2014/06/1469211-guia-selecionou-31-opcoes-imperdiveis-para-comecar-a-entender-sp.shtml


http://vejasp.abril.com.br/infograficos/sao-paulo-460-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário