segunda-feira, 6 de julho de 2015

Muito mais que praia, onda e surf

Nunca havia feito planos de ir para o Havaí. Não que eu não tivesse vontade de ir pra lá, mas posso dizer que nem estava na minha infinita wish lista de próximas viagens. Conhecia muito pouco, graças a um amigo que conheci um ano antes e que havia morado lá por alguns anos.
E eis de repente, comecei a namorar e uma semana depois surgiu um convite irrecusável de passar duas semanas nas ilhas do Havaí. Minha viagem foi decidida com uma semana de antecedência e não houve qualquer tipo de planejamento prévio, nem mesmo uma leitura sobre os pontos turísticos.

Mas confesso que foi uma surpresa muito boa, e fazer uma viagem sem saber para onde eu estava indo, confiando totalmente no plano de outra pessoa foi libertador para a minha mania de controlar tudo o que está acontecendo e de ser sempre super planejada.

Em primeiro lugar, o Havaí e muito mais que praia, onda e surf. Para quem nunca tinha pesquisado nada sobre esse paraíso antes, foi impressionante saber que o estado possui diversos vulcões ativos, uma vegetação impressionante até pra quem não consegue nem cuidar de uma planta e também outros passeios espetaculares como trilhas, mirantes, mergulhos, etc.



A segunda coisa que descobri é que o Havaí é muito mais longe do que eu imaginava. São 6 horas de viagem saindo de Los Angeles no sentido sudoeste, e fica mais perto da costa mexicana do que da americana. Além disso, são 7 fusos a menos que no Brasil, o que é praticamente na metade do caminho entre a costa leste americana e o Japão.

Outro ponto interessante é que o Havaí é composto por 6 ilhas principais e outras menores, e nessa viagem eu visitei quatro delas. Cada ilha é bem diferente da outra e é praticamente impossível escolher qual é a melhor. Todas têm as suas particularidades e principais atrativos, em cada uma delas a geografia, vegetação e cor do mar são diferentes. Por isso, se você for até lá, meu conselho é que você não fique só em Honolulu. Nosso roteiro incluiu 3 dias nas ilhas de Maui, Big Island e Kawai e no meu caso, somente um dia em Oahu (onde fica Honolulu). Mas há pontos turísticos pra ficar pelo menos uma semana em cada uma delas e em todas me deu vontade de ficar mais tempo!

Para se locomover entre uma ilha e outra, o melhor transporte é o avião. A Hawaiian Airlines oferece praticamente uma ponte aérea entre cada uma das ilhas e os voos duram no máximo meia hora. Porém, não há tantas opções de voo entre as ilhas menos conhecidas, e para ir de Maui para Big Island e de Big Island para Kawai tivemos que fazer conexão em Honolulu.


Dentro das ilhas, o melhor mesmo é alugar um carro. Apesar do Havaí estar bem longe dos Estados Unidos, é como qualquer outro estado americano, ou seja, estradas de excelente qualidade e pouca opção de transporte público. Além disso, tudo é longe, o que praticamente nos obriga a se locomover de carro.

Quase tudo isso fui descobrir durante o voo de ida, quando comprei um Guia da Fodor’s que me fez sentir um pouco menos ignorante sobre o lugar para onde eu estava indo. Outra fonte de consulta que descobrimos e que baseamos muito nosso roteiro foi o Blog Uma Malla pelo Mundo (luciamalla.com/blog/hawaii) que possui vários roteiros em cada ilha pra quem fica 2 ou 4 dias. Este blog foi absolutamente necessário e enriquecedor para nossa viagem e eu super recomendo! Os posts são bem detalhados, com dicas muito úteis, mapas com os roteiros indicados e uma opinião bem pessoal da Lucia Malla sobre cada lugar, que na maioria das vezes bateu com a minha!
Agora que eu já introduzi a nossa viagem, deixo vocês com os posts específicos de cada ilha.


Aloha!



Nenhum comentário:

Postar um comentário