sábado, 25 de junho de 2011

Pompei Viva


Para chegar em Pompei é só pegar um trem da famosa Estação Garibaldi de Napoli e em meia hora de viagem (provavelmente em pé) você estará lá.A entrada no scavi custa €11, mas vale a pena conhecer a cidade que foi destruída pelo vulcão Vesúvio (que fomos conhecer em seguida) em 79d.C. O interessante é que não foi a lava do vulcão que cobriu a cidade, e sim as cinzas que saíram da lava, que matou as pessoas carbonizadas e cobriu a cidade de pó cinza.

Pompei tinha 20 mil habitantes nesta época, mas a maioria deles já tinha deixado a cidade 17 anos antes, quando um terremoto também ocorreu nesta região. Portanto, não se sabe ao certo quantas pessoas morreram com a erupção do vulcão.

As ruínas foram descobertas em 1748. Foram 260 anos de escavações, que tornaram Pompei em Patrimônio da Humanidade. Os arqueólogos descobriram maravilhas como os 2 anfiteatros, o foro (foto ao lado) e os templos, além de curiosidades como as termas, prostíbulos ou "happy houses".

As termas eram como saunas coletivas, que podiam ser masculinas ou femininas e possuíam banheiras de água quente e fria. Desde aquela época, as termas romanas já possuíam um eficiente sistema de aquecimento.

É possível visitar o mais famoso prostíbulo da cidade, mais conhecido como Lupanare. Você pode identificá-lo pela casa de 2 andares, com o andar de cima sobressaindo em tamanho ao de baixo, que está sempre lotada de gente, ou ainda pelas indicações com setas em forma de pinto (!) indicando o caminho. Na parede desta casa ainda podem ser vistos os afrescos eróticos, praticamente um kama-sutra in loco. E a guia também mostrou algumas casas enormes que pertenciam a prostitutas da época, o que mostra que desde aquele tempo elas já ganhavam bem...

Algumas pessoas que foram carbonizadas foram encontradas exatamente na posição em que estavam naquele momento, como o homem pensativo, a grávida e o cachorro dormindo.

O ideal é pagar um guia (€10 adicionais), que explica a história da cidade e te leva para os pontos principais. O tour dura 1,5h e pode ser realizado em vários idiomas. Nós escolhemos uma italiana falando inglês e não fomos muito felizes, pois o sotaque era fortíssimo e não entendíamos quase nada, por isso recomendo pedir um guia em espanhol, idioma que eles geralmente falam bem. Além disso, ela também não dava muito tempo para as fotos, por isso após o término do tour ficamos passeando por mais algumas horas. Outra opção é usar o audio guide, que também explica bastante sobre a cidade, mas sinceramente, eu não tenho muita paciência para ficar ouvindo...


É possível fazer o passeio em meio dia e dedicar o final da tarde ao Vesúvio ou Ercolano (a cidade vizinha que também foi destruída pelo Vesuvio), ou então passar o dia perdendo-se pelas ruínas. Dica: consigam um mapa das ruas com os pontos principais! Não esqueçam também de levar água, lanche, repelente, boné e passar protetor, pois no verão é bastante quente por lá.
O Google já tem o street map de Pompei (procure por scavi di Pompeii), e também tem muitas fotos lá que dá pra ter uma noção bem legal da cidade. Depois de todas essas dicas, só conhecendo mesmo, o lugar é impressionante e vale muito a pena! Espero que vocês se divirtam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário