quinta-feira, 14 de abril de 2022

Love Mendoza

Mendoza é daqueles lugares que você quer ir várias vezes na vida, para aproveitar cada vez uma experiência diferente. Mas, como eu estava indo pela primeira vez, preferi desfrutar um pouquinho de cada coisa e fazer um passeio bem diversificado, conhecendo a cidade, as vinícolas e os passeios ao redor. 

Também preferi ficar em um hotel na cidade, e não em uma vinícola, assim podia sair para jantar nas ruas repletas de bares e restaurantes. A melhor região é perto da Plaza Independencia, de preferência no quadrilátero entre as quatro outras praças que a rodeiam: España, Italia, Chile e San Martin. É bem tranquilo e seguro caminhar por ali à noite.

A primeira impressão da cidade é a que fica. Mendoza é muito arborizada e tem muitas praças e parques. Não deixe de ir ao Parque San Martín e ao Cerro de la Gloria, um morro que fica dentro do parque. Apesar de não ser muito alto, possui uma vista bem legal da cidade. O parque é enorme e a parte mais bonita fica em volta do lago. No portão de entrada, tem um balcão de informações onde você pode pegar um mapa. Nós não nos planejamos muito e resolvemos ir a pé até o morro... andamos, andamos, andamos muito até chegar lá... e depois ainda tivemos que subir! A subida é curta, mas bem íngreme. 

Vista do Cerro de la Gloria

Você também pode ir até lá com o Mendoza City Tour, um ônibus turístico no esquema Hop-on Hop-off. Ele sai da Plaza Independencia e passa por vários outros pontos da cidade. Dá pra comprar o ticket e ver o roteiro através do site. 

Quanto às quatro principais praças, a España é a mais bonita. Elas foram construídas depois do terremoto de 1861, que destruiu a cidade e reduziu a população quase pela metade. Depois da sua reconstrução, eles adotaram a obrigatoriedade de haver pelo menos uma praça com fonte por bairro, para que os moradores pudessem se encontrar e ter acesso à água, na eventualidade de um novo terremoto. Felizmente, até hoje os terremotos na cidade após esta data não foram tão devastadores quanto aquele.  

Plaza España

Outra particularidade de Mendoza são os buracos na calçada (chamados acequias, em espanhol), que servem tanto para irrigar as árvores da cidade, quanto para escoar a água que vem do degelo das montanhas dos Andes. Nosso guia disse que os cidadãos caem pelo menos uma vez na vida em um desses buracos. Achei super perigoso e imaginei muitos turistas distraídos se machucando depois de tomar tanto vinho! 

Acequias

Mendoza está em pleno deserto, por isso o clima é realmente muito seco. A vantagem é que você provavelmente irá pegar um tempo bom quando estiver lá (não vá em fevereiro, quando chove torrencialmente). A desvantagem é que você sente o clima na pele. A boca, o nariz e todo o corpo ficam super secos, portanto leve protetor labial, soro fisiológico e muito hidratante.    

Quanto à comida, Mendoza tem muitos bons restaurantes, mas o que eu mais gostei (e que foi super especial por eu ter ido no dia do meu aniversário) foi o Magnolia. Linda decoração e comida deliciosa. Se você enjoar de vinho, também pode experimentar a Cervejaria Chachingo, com várias opções de chopps e um cardápio bem diversificado. 

Ambos ficam na Calle Aristides Villanueva, uma rua lotada de bares e restaurantes pra você escolher um por dia. Na Calle Sarmiento, que fica a poucas quadras dali, também há vários restaurantes, como os famosos Azafrán e El Asadito, que acabamos nem conseguindo ir. Entre as duas ruas, a Avenida Belgrano também possui algumas opções. E na Plaza Italia, vá ao Fuente y Fonda, com comida argentina em um clima bem caseiro. Todos eles em walking distance.

Uma coisa eu garanto... você irá amar Mendoza! Independente do seu estilo de viagem, com certeza irá encontrar uma boa programação para os seus dias de viagem. Você pode ir pra lá só para comer e beber, para fazer passeios na cidade e na região, para fazer passeios de aventura ou até para subir o Aconcágua, a montanha mais alta da América. Veja os passeios que escolhi nos posts Mendoza Bodegueando e Mendoza além das vinícolas e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário