sábado, 25 de junho de 2016

Quebec & Montreal

Quando desembarquei na província de Quebec, pensei que tinha saído da América e aterrissado na Europa. Não apenas pelo francês, idioma nativo do local, mas também pela arquitetura, mais antiga que a do oeste do país, e pela população, bem mais europeia e menos oriental. Fiquei 5 noites em Montreal, incluindo um day trip para Quebec City, a cidade mais charmosa do Canadá.

Minha primeira impressão sobre Montreal foi o calor sufocante do verão, contrastado com o frio e chuva do dia anterior em Vancouver. Como cheguei em um sábado, a região do porto era pura alegria! Muita gente passeando, comprando nas lojinhas de artesanato ou fazendo um happy hour nos inúmeros barzinhos da Place Jacques Cartier. Neste mesmo dia, já fui conhecer a Basílica de Notre Dame, que por fora era brindada pela luz do pôr do sol, enquanto por dentro refletia os tons de azul, amarelo e vermelho das suas paredes. Sem dúvida foi uma das igrejas mais bonitas que já vi, daquelas que a gente fica até embasbacada só de olhar.

Basílica de Notre Dame em Montreal

Cirque du Soleil em Vieux-Port 
Vale a pena ver se está passando algum espetáculo do Cirque du Soleil, que também fica montado na região do porto velho. Quando eu fui, assisti ao Luzia, baseado na cultura mexicana e maravilhoso como todos que eu já vi. Depois do show, continue passeando pelo centro da cidade para apreciar os principais monumentos lindamente iluminados e os barzinhos que ainda estarão lotados de moradores e turistas curtindo o verão.



Outro passeio delicioso em Montreal é a subida ao Mont-Royal, de onde você poderá ter uma vista privilegiada da cidade. Há várias formas de subir até o topo, porém eu preferi a que queimava mais calorias: pela interminável escadaria dentro do parque, saindo do metrô Peel até o Chalet du Mont-Royal. Lá no alto, continuei caminhando pelas trilhas até chegar no lago, e de lá desci de ônibus pois já estava morta de cansaço!

Vista de Montreal no Chalet du Mont-Royal

No dia seguinte, peguei um ônibus na Gare D’Autocars de Montreal com destino a Quebec City. O ônibus sai toda hora cheia e demora 2h para chegar no centro de Quebec. A passagem custa de $35 a $55 pela empresa Orleans Express (orleansexpress.com). Dá pra ir e voltar no mesmo dia se você sair cedo de Montreal e voltar à noite, já que os dias no verão acabam tarde.

Chateau Frontenac em Quebec City

Old Town em Quebec City
Em Quebec, caminhe pelas ruas da cidade admirando os mais belos e antigos edifícios do país, da Rue Grande-Allée (rua mega charmosa com diversos restaurantes) ao Chateau Frontenac, símbolo da cidade. De lá, desça para a Old Town, e se perca nas ruazinhas da cidade até a Notre Dame.   

Foi um dia maravilhoso e diferente de todos os lugares que eu vi no Canadá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário