terça-feira, 20 de outubro de 2015

Buda e Pest, os dois lados do Danúbio

Já cheguei em Budapest com a música do George Ezra na cabeça... e pensando que eu largaria tudo para morar lá naquela cidade... “oh to you... I’d leave it all


O primeiro impacto foi a Ponte das Correntes, uma das quatro principais pontes que passam sobre o Rio Danúbio e separam o lado Buda do lado Pest da cidade. Cada um tem a sua opinião sobre qual lado do rio é mais bonito, mas todos concordam que essa é a ponte mais charmosa. Com diversas estátuas de leões que parecem tomar conta da ponte e um arco no centro, você poderá atravessá-la a pé ou de carro para tentar chegar a uma conclusão sobre qual dos dois lados prefere.









No lado Pest, fica o Parlamento Húngaro, uma construção tão impressionante que merece uma volta olímpica para conhecer o lado de fora ou ainda fazer um tour para conhecer o lado de dentro.













É desse lado da cidade também que fica a Basílica de Santo Estevão, e se você ainda tiver pique também poderá subir na torre. E lá se vão mais 364 degraus para ser compensado por uma vista maravilhosa da cidade.

E além disso, o lado Pest conta com a melhor fotografia que você poderá tirar da cidade: a vista do Castelo de Buda emoldurada pelo Rio Danubio... Vá de dia, de noite, volte no dia seguinte e não se canse de apreciar essa vista!







Mas em algum momento você vai querer atravessar a Ponte das Correntes e ir conhecer o lado Buda... Pegue o funicular e suba até a colina onde fica o Castelo. Você pode conhecer os diversos museus que ficam na área do castelo ou somente caminhar pelo lindo complexo.

O lado Buda também tem a Igreja Matias, a mais linda de Budapest. Por fora, seu telhado de mosaico super original. Por dentro, vitrais e paredes encantadas. Portanto, vale a pena a visita ao seu interior. Aproveite para passear também pelo Bastião dos Pescadores e tomar um café ao ar livre apreciando a vista.

Pra quem gosta de mais agito, Budapest também possui várias baladas. Mas como sou uma pessoa mais do dia que da noite, não aproveitei esse lado da cidade. Seja qual for a sua praia, a única coisa que tenho certeza é que vai ser difícil escolher entre o lado Buda ou o lado Pest. Qualquer lado que você escolher, um dos motivos será a vista para o outro lado. E aí você vai continuar com a mesma dúvida...


Outras dicas...

Em Budapest, fiquei no albergue Maverick, bem arrumadinho e fica em um lindo edifício antigo e perto da Vaci Utca, a rua de compras da cidade.
ttp://www.famoushostels.com/hostels/budapest-hostel/

Esse roteiro de 3 dias em Budapest também é bem legal para você poder escolher o que quer fazer:
http://www.meusroteirosdeviagem.com/2011/08/roteiro-de-3-dias-em-budapeste.html

As dicas do Ricardo Freire são sempre úteis para qualquer viagem:
http://www.viajenaviagem.com/destino/budapeste/

E no Trip Advisor você também poderá encontrar vários roteiros e passeios diferentes para todos os gostos:
https://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g274887-Budapest_Central_Hungary-Vacations.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário