Suíça é linda e cara. Depois de passar duas semanas na Itália “mangiando molto” e aproveitando os saldi de roupas e bolsas, aqui estamos, tendo que economizar até com água mineral e enchendo nossas garrafinhas com a água da torneira que vem dos Alpes. Nossas refeições diárias são compradas no supermercado, assim podemos nos esbaldar nos queijos e chocolates deliciosos que há por aqui. A única exceção foi o racklete e a batata rostie, as tradicionais delícias que tivemos que experimentar em um restaurante. Os supermercados são um capítulo à parte. Até eu que não gosto de fazer compras fiquei enlouquecida com os iogurtes, sanduíches, comidas e bebidas prontas... Mas mesmo assim, tudo é caro. Paguei 3 CHF (Francos Suíços) em uma pasta de dentes, o equivalente a R$7, e R$1,50 em um pão francês!
Outra coisa que impressiona é a alta tecnologia e a pontualidade desse país. Não é de se espantar que a Suíça fabrica os relógios mais desejados do mundo! Cada ponto de ônibus possui uma maquininha para comprar os bilhetes, que são emitidos 1 segundo após você inserir as moedas. Há também um painel indicando o tempo exato que falta para chegarem os próximos ônibus. Sem atraso, tudo extremamente planejado. Os ônibus também possuem uma TV dentro, indicando as próximas paradas e em quanto tempo você irá chegar lá. Todos são rebaixados e sem poluição, permitindo que idosos, crianças ou mães com carrinhos de bebê entrem e saiam sem dificuldade.
Foi bastante difícil escolher o roteiro para conhecer a Suíça em apenas 5 dias. Depois de conhecer tantas igrejas e centros históricos nas cidades italianas, eu queria mesmo era apreciar as famosas paisagens suíças. Por isso, escolhi conhecer Lugano, na região italiana, e Luzern e Interlaken, na região alemã. Ficou faltando a região francesa (Geneve, Lausanne e Montreux), mas seria muito longe ir até lá e voltar em tão pouco tempo. Berna acabou sendo uma decisão de última hora, e Zurich ficará para a próxima viagem. Se você quiser conhecer cada cantinho desse país maravilhoso e organizado visite o site www.myswitzerland.com.
Em Interlaken fica um dos melhores hostels do mundo, o Balmer's Herberge (www.balmers.com). Ele faz parte dos Famous Hostels da Europa e possui toda a infraestrutura necessária para o turista, incluindo lanchonete, passeios, internet, um super café da manhã e uma balada obrigatória no sub-solo.
A Suíça é também uma referência nos meios de transportes, incluindo um museu imperdível que fica em Luzern. Trens, teleféricos, barcos e bondinhos funcionam com segurança e com a pontualidade de sempre. No Museu Suíço dos Transportes é possível conferir diversos modelos de carros desde o início do século, fazer uma simulação de voo de helicóptero ou avião ou ainda visitar o planetário.
Para irmos de uma cidade a outra, preferimos comprar o Swiss Pass (www.swisstravelsystem.ch), o passe de trem que também dá direito a descontos nos barcos, teleféricos e entradas em museus. A natureza que se vê da janela do trem também impressiona. As paisagens são maravilhosas, com lagos, montanhas e casinhas no meio de gramas verdinhas e paredões de pedra. Tudo muito arrumadinho, limpo e bem cuidado e com direito a vaquinhas malhadas com sininho no pescoço, que mais parece o cenário da propaganda do Milka.
Mas também há várias rotas panorâmicas super famosas, que não estão inclusos no Swiss Pass, mas que possuem alguns descontos. Infelizmente, acabamos optando pelos trens normais e não conhecemos estes roteiros, mas mesmo assim detalho aqui abaixo. Você deverá fazer a reserva com antecedência se quiser aproveitar estes passeios, que também custam bastante caro.
O mais famoso é o Glacier Express (www.glacierexpress.ch), que liga Zermatt a St. Moritz, a famosa estação de esqui no leste da Suíça. Em uma rota especial, passa por 91 túneis e 291 pontes espetaculares. O William Tell Express (www.williamtellexpress.ch) e o Bernina Express (www.rhb.ch) ligam a região italiana de Ticino, na Suíça às demais regiões, e incluem trajetos de barcos, montanhas de gelo e descidas de tirar o fôlego. E por fim, para conhecer a região francesa da Suíça, você pode optar pelo Golden Pass Line (www.goldenpass.ch), que liga Luzern a Montreux, passando por vários lagos, vinhedos e desfiladeiros.
Apesar de pequena, a Suíça possui diversas opções de turismo, paisagens estonteantes e cidades românticas. É também um ótimo país para fazer esportes como caminhada nas montanhas, bicicleta, escalada ou esportes radicais como paragliding e pára-quedas. Com certeza terei que incluir este país maravilhoso em uma próxima visita à Europa para poder conhecer mais um pouquinho destes roteiros!
Nenhum comentário:
Postar um comentário